Sabia que há palavras que você NÃO deve colocar na hora de montar seu currículo?

Sim, pois elas podem gerar uma impressão negativa no recrutador por serem expressões muito usadas ou que prejudiquem sua imagem.

Neste artigo você vai entender por que não usar essas palavras, quais são elas e também conhecer frases e outras expressões que podem prejudicar sua seleção no processo seletivo.

Por que há palavras que Não pode colocar no currículo?

Porque existem palavras e expressões que são muito utilizadas pelos candidatos ou que causam uma má impressão ao recrutador.

No caso de “boa digitação” e “conhecimento no pacote office” são expressões bem comuns e que a maioria dos currículos possui, então é ideal colocar habilidades que te diferenciem para se destacar.

Outro caso é pontuar suas habilidades como ter “boa comunicação” e ser “dedicado”, os recrutadores não querem ver os elogios que você faz a si mesmo, mas sim como suas competências foram colocadas em prática.

Além disso, colocar pronomes como “eu”, “ele” ou “ela” também não é bem visto, já que a intenção do currículo é falar diretamente com o recrutador e não contar uma história.

Quais palavras Não colocar em seu currículo?

A seguir você vai conferir as principais palavras que deve evitar a todo custo na montar seu currículo.

Desempregado

Ainda que você esteja enviando um currículo de primeiro emprego ou currículo de jovem aprendiz ou mesmo está buscando uma recolocação no mercado de trabalho nunca diga que está desempregado.

Pois o próprio recrutador verá isso através das experiências que você mencionou no currículo.

Por isso não precisa escrever que está desempregado, pois essa expressão possui um tom negativo.

Qualidades

currículo

Você também não deve colocar suas qualidades, pois os recrutadores querem ver suas ações, de que forma você contribuiu em suas experiências anteriores.

Confira alguns exemplos:

  • pontual: na verdade essa não é uma qualidade, mas uma obrigação do colaborador, pois as empresas esperam que seus funcionários cheguem na hora;
  • trabalhador: mesmo que a intenção seja mostrar que você é um profissional comprometido, são suas experiências é que mostrarão para o recrutador o quanto você é esforçado;
  • altamente qualificado: essa expressão fala pouco do candidato, pois não mostra em que você é qualificado, por isso deixe para mostrar que você é capacitado para o cargo durante a entrevista;
  • inovador: palavras generalistas como essa não chamam a atenção dos recrutadores, pois eles desejam ver as descrições das tarefas que o candidato desempenhava em suas experiências anteriores e quais resultados obteve;
  • trabalho em equipe: ao invés de usar essa expressão o ideal é colocar os resultados que obteve trabalhando em conjunto, assim já mostrará que sabe atuar com colegas de trabalho;
  • boa comunicação: essa habilidade é muito usada nos currículos, assim se a vaga a que você está se candidatando precisa dessa competência como no caso de recepcionista ou auxiliar de loja então o ideal é mostrar na entrevista que você é um bom comunicador;
  • honesto: já no caso dessa característica assim como pontual é uma obrigação de todos os profissionais, pois as empresas buscam colaboradores com ética e que sigam os valores morais;
  • ambicioso: nesse caso essa característica pode ter um efeito negativo, pois pode indicar que o candidato é capaz de tudo para alcançar a posição que deseja, por isso não é uma boa palavra para ser usada;
  • expert: essa é outra qualidade que deve ser evitada, pois mesmo que você seja especialista em algo, pode parecer arrogante. Por isso o ideal é colocar informações que mostrem seus conhecimentos;
  • foco em resultados: você também não precisa mencionar essa qualidade, pois nada melhor do que demonstrá-la por meio dos resultados que gerou para as empresas que trabalhou anteriormente.

 Pronomes “ele” ou “ela”

Você deve evitar usar esses pronomes, pois pode parecer que alguém escreveu seu currículo ou que você está falando de outra pessoa.

O ideal é usar a primeira pessoa do singular e adicionar frases em que você realizou algo como: “trabalhei na empresa tal…”, “cursei graduação em…”, etc.

Meu objetivo é…

Essa expressão não diz nada ao recrutador, pois ele sabe que na seção “Objetivo” do currículo você vai revelar por que deseja ser selecionado para a vaga.

Por isso o ideal é ser direto e expressar os motivos pelos quais acredita ser o candidato mais adequado.

Outra expressão que tem o mesmo sentido é “responsável por…”, que geralmente é usada para explicar a função do candidato em suas experiências anteriores.

Também não precisa incluí-la, basta adicionar as tarefas que realizava nos trabalhos anteriores e incluir os resultados que obteve.

Siglas

currículo

Dependendo da área que você atue o uso de siglas é comum, no entanto se a sigla é específica apenas no seu ramo então é melhor evitar.

Pois pode confundir o recrutador na hora de avaliar seu currículo.

Por isso prefira colocá-las por inteiro.

Mentiras

Contar mentiras sempre leva a confusão e isso não é diferente no currículo.

Pois ao falar uma informação falsa apenas para impressionar o recrutador pode te deixar em uma situação bem ruim durante a entrevista de emprego.

Assim além de causar uma péssima impressão ao recrutador você ainda corre o risco de não ter outras oportunidades de trabalho com a organização.

Cursos antiquados

Outras palavras que você não deve colocar em seu currículo são cursos que você fez há muito tempo e que atualmente caíram em desuso como no caso de datilografia e Windons 1998.

Além disso, cursos que não tem relação alguma com a vaga também não devem ser incluídos.

Prefira adicionar capacitações que estejam relacionadas com o cargo em questão e também que te destaquem como profissional.

Hobbies e interesses pessoais

currículo

Dependendo da área que você está se candidatando pode não ser relevante incluir seus hobbies e interesses pessoais no currículo.

Por isso adicione informações que te diferenciem e destaquem seu currículo, como um curso complementar que você tenha feito ou um trabalho voluntário que está relacionado com a vaga em questão.

Frases e expressões que você deve evitar no currículo

Existem também frases e expressões que você não deve adicionar no currículo.

Vamos conhecê-las e as razões para isso.

Eu acho…

Começar a frase com “eu acho” ou “eu suponho” não é uma boa ideia, pois demonstra insegurança sobre suas opiniões.

Mesmo que sua opinião mude com o passar do tempo é preciso impor sua posição e ter certeza no que está falando.

Dessa forma você vai mostrar firmeza e confiança.

Gosto de colocar a mão na massa

Esse tipo de frase assim como “eu visto a camisa da empresa” não são ideais para colocar no currículo.

Pois mesmo que você queira demonstrar que é um profissional comprometido essas expressões são bem comuns e podem ser usadas por outros candidatos.

É preciso que você demonstre que tem a intenção de ser um bom funcionário, fale de suas experiências passadas e dos resultados que ajudou a empresa a alcançar.

Estou disponível para qualquer vaga da empresa

currículo

Esse tipo de frase geralmente é colocada na seção de “objetivo profissional”, mas traz uma ideia muito vaga.

Mesmo que a empresa esteja ofertando várias oportunidades diferentes, você precisa ter foco e escolher a que mais se adéqua às suas habilidades e experiências.

Dessa forma vai aumentar suas chances de ser selecionado.

Tenho intenção de cursar…

Colocar frases que indiquem algum curso que você pretende fazer no futuro não contribuem muito com o currículo, pois não há nada concreto.

O ideal é adicionar cursos que você já completou ou que esteja cursando, pois mostra que você tem mais certeza e responsabilidade.

Mas se você já se matriculou no curso e acha importante incluir que vai iniciar logo, então pode adicionar uma informação mais certa como “Na semana que vem iniciarei um curso de espanhol”.

Já trabalhei em várias empresas

Colocar frases genéricas como essa não diz realmente como sua experiência pode contribuir com a vaga em questão.

É preciso detalhar como foram suas experiências, as funções que você realizou e os resultados que trouxe para a empresa.

No entanto é preciso sempre ser sincero, ainda que seus resultados não forem muito expressivos.

Dicas de como fazer seu currículo

Agora que você conferiu as palavras e frases que não deve incluir no seu currículo vamos dar algumas dicas para ajudar a escrevê-lo de forma atrativa para o recrutador.

Seja objetivo

currículo

Geralmente os recrutadores recebem vários currículos para analisar, portanto quanto mais objetivo o seu for mais atrairá sua atenção.

Por isso você deve apenas incluir dados que sejam relevantes para a vaga.

Coloque experiências que estejam relacionadas com a descrição da função e cursos que te diferenciem dos outros candidatos e mostrem que você está habilitado para a função.

Assim, por exemplo, se você está se candidatando a recepcionista, por exemplo, não adianta colocar experiência como cuidadora de crianças.

Nesse caso pode adicionar experiências que tenham relação com atendimento ao público e organização são mais indicadas.  

Formate de forma adequada

Não escreva um currículo muito longo, para facilitar a leitura do recrutador deve ter no máximo duas páginas.

Além disso, você deve formatá-lo de forma adequada, utilizando fontes fáceis de ler como Verdana, Arial e Times New Roman, optando pelo tamanho 12 para o texto e 14 ou 16 para os títulos das seções.

Se for currículo online ou impresso o ideal é optar por uma folha A4 branca.

No entanto no caso de profissões que tenham caráter criativo como o designer você pode inovar e criar um currículo diferente e que chame a atenção do recrutador.

Inclua as informações mais importantes

Na hora de montar seu currículo você deve incluir 5 informações que são as mais importantes:

  • dados pessoais: nome, endereço, opções de contato (como e-mail e telefone) e data de nascimento;
  • objetivo: escreva de forma resumida apenas revelando qual o cargo que está se candidatando e de que forma pode contribuir com a empresa;
  • formação acadêmica: não precisa apresentar todo o histórico escolar desde a infância, mas adicione os mais recentes como ensino médio e graduação;
  • experiência profissional: faça um resumo das suas experiências profissionais, colocando o nome da empresa em que trabalhou, a data de entrada e saída e descreva as atividades e resultados que são mais relevantes ao cargo que está se candidatando;
  • cursos e qualificações: coloque os cursos específicos que realizou e que são relevantes para a vaga e conhecimentos que você acredita que tem relevância para o cargo em questão como línguas, informática, marketing digital, atendimento ao público, entre outros.

Caso seja exigida foto

currículo

Atualmente os empregadores não pedem mais foto para anexar ao currículo, mas se na descrição da vaga pedir então você deve tomar alguns cuidados.

Entre eles tirar uma foto em um fundo branco e apresentar roupas e aparência formal.

Além disso, a foto deve ter tamanho 3×4 para que não atrapalhe na hora de inserir as informações do currículo.

Não inclua sua pretensão salarial

Essa informação nunca deve ser adicionada ao seu currículo, pois pode acabar levando a sua eliminação sem ter a chance de ser chamado para a entrevista.

Por isso você não deve incluí-la e apenas apresentar essa informação na hora da entrevista.

Além disso, algumas descrições de vaga apresentam os valores que vão ser pagos aos profissionais contratados.

Inclua experiências voluntárias e da faculdade

Se você é um profissional recém-formado e sem experiência pode incluir suas experiências com trabalho voluntário, estágio na faculdade ou projetos que realizou na escola, por exemplo.

Tudo é válido para mostrar as habilidades que desenvolveu e os resultados que obteve e assim provar que tem potencial para ocupar o cargo em questão.

Evite erros de gramática e ortografia

currículo

Depois que escrever seu currículo revise-o bem para que não tenham erros de gramática e ortografia.

Pois erros assim são mal vistos pelos recrutadores ainda mais se for um cargo que exija que você tenha uma boa escrita, como no caso de assistente administrativo, por exemplo, ou mesmo auxiliar de loja.

Por isso peça para uma pessoa que tenha boa ortografia para revisar seu currículo e analisar se está tudo em ordem.

Conclusão

Como você viu existem várias palavras, frases e expressões que você Não deve colocar no seu currículo, pois elas podem dar uma ideia errada ao recrutador e assim acabar resultando na sua eliminação do processo seletivo.

Além disso, saber montar seu currículo de modo que ele fique objetivo, sucinto e livre de erros de português é uma boa forma de aumentar suas chances de se dar bem no processo seletivo.

E se você quer colocar todas essas dicas em prática então pesquise as vagas disponíveis aqui na Joonow.

Nosso site centraliza vagas de todos os portais do Brasil.

Assim fica mais fácil de encontrar uma que tenha o seu perfil.